Integrantes
Chapa 2: Reconstrução

Captura de Tela 2022-08-11 às 15.47.51.png

Presidente

Captura de Tela 2022-08-11 às 17.06.26.png

Vice-Presidente

Fernando Jorge - Sec Geral.png

Fernando Gonçalves

Secretário Geral

Captura de Tela 2022-08-11 às 17.07.01.png

Roque Luiz Wandenkolk

Diretor Finanças e Adm

José Carlos Diretor F Adjunto.png

José Carlos Fernandes

Diretor Adj. Finanças e Adm

Diretor de Assuntos Parlamentares - Hélio Bernardes.png

Hélio Bernades

Dir. de Assuntos Parlamentares

JJ Diretor A J .png

João Jacques

Dir. de Assuntos Jurídicos

Carlos Hellan - Diretor Adjunto De Assuntos Jurídicos.png

Carlos Helande

Dir. Adj de Assuntos Jurídicos

Francisco Carlos Oliveira Da Cruz -  Dir. De Defesa Profissional.png

Francisco da Cruz

Diretor de Defesa Profissional

Captura de Tela 2022-08-12 às 12.21.33.png

Jorge Luiz Moreira

Dir. de Estudos Técnicos

Captura de Tela 2022-08-16 às 17.31.10.png

Luiz Antônio Pereira

Dir. de Assuntos Aduaneiros

Paulo Sérgio Ramalho Freitas .png

Paulo Sérgio de Freitas

Diretor de Comunicação

Milton.png

Milton Kawatake

Diretor de T.I.

Captura de Tela 2022-08-11 às 17.05.24.png

Cida Santos

Dir. de Aposentados e Pensionistas

DIRETOR DE ASSUNTOS PREVIDENCIÁRIOS - Paulo Ribeiro.png

Paulo Ribeiro

Dir. de Assuntos Previdenciários

Luis Fernando Ferreira Costa - Dir. De Formacao Sindical.png

Luís Fernando F Costa

Diretor de Formação Sindical

Captura de Tela 2022-09-19 às 10.41.18.png

Alexandre Barros da Costa

Primeiro Suplente

Captura de Tela 2022-08-17 às 06.05.31.png

Sérgio Fonseca Lima

Segundo Suplente

João Batista da Silva .png

João Batista da Silva

Terceiro Suplente

Bruno Zamper - 4 Suplente.png

Bruno Zampieri

Quarto Suplente

Manoelina.png

Manoelina de Jesus

Quinta Suplente

Marcia.png

Márcia Ferreira

Sexta Suplente

 
Captura de Tela 2022-08-11 às 15.47.51.png

Paulo Antenor de Oliveira
Presidente .

Paulo Antenor é natural de Laranja da Terra - ES. Servidor de Carreira da Receita Federal. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis do Espírito Santo (1996).  É mestrando em Ciência Política. Foi Presidente da Associação Nacional dos Analistas Tributários da Receita Federal. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Política e Planejamento Governamentais. MBA Profissional em Gestão Pública e Responsabilidade Fiscal pela Escola Superior Aberta do Brasil (2009). Especialista em Direito Tributário pela AVM Faculdade Integrada (2012). Foi Secretário de Planejamento e Orçamento do Governo do Distrito Federal. Foi Subsecretário de Modernização da Gestão da Secretaria de Planejamento do Governo do Distrito Federal. Conselheiro titular do Fundo Pró-Gestão do Governo do Distrito Federal, do Fundo de Apoio ao Empreendimento Produtivo do Distrito Federal e do Conselho de Organizações Sociais do Distrito Federal. Foi Presidente do Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil de 2005 a 2010. Foi suplente de senador pelo Estado do Espírito Santo. Foi Subsecretário de Fazenda do Governo do Estado do Tocantins. Foi Secretário de Fazenda do Estado do Tocantins. Foi Presidente do Conselho de Administração da GEAP Saúde. Foi Presidente da União Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil. Colunista nas áreas de economia, política e tributação.

 
Captura de Tela 2022-08-11 às 17.06.26.png
Fernando Jorge - Sec Geral.png
Captura de Tela 2022-08-11 às 17.07.01.png

Katia Nobre
Vice-Presidente .

Katia Nobre é natural de Osasco - SP. Possui Graduação em Direito – Fundação Instituto de Ensino para Osasco. Seu ingresso e os primeiros 19 anos de trabalho na RFB foram na Delegacia da localidade. Trabalhou na sequência na Agência de Taquaritinga/SP, posteriormente transformada na Agência de Ibitinga, na função de Agente. Foi DS adjunta na DS Osasco, e integrou o CET, na Agência foi Delegada Sindical na DS Ribeirão Preto. Foi presidente do CEDs SP e posteriormente compôs a diretoria e atualmente exerce a função de Presidente do CEDS SP. "Estar nesta função permitiu visitar todas as DS do Estado de SP, conhecendo os colegas e trabalhando para que o sindicato fosse conhecido e mais do que isso, para que os colegas tivessem a oportunidade de se apoderar da entidade. Fui diretora de Comunicação da DEN onde pude conhecer muito bem a estrutura do sindicato".

Desde 2013 atua exclusivamente com educação fiscal, hoje, cidadania fiscal. Participou da Cia ZeroOito, companhia de Teatro da 8RF, acompanhada de colegas profissionais na área de cultura. Realizando trabalhos que já foram reconhecidos e compõem o portfólio nacional de trabalhos de Educação Fiscal da RFB.Na Atividade Sindical participou do Conselho de Ética Nacional por duas gestões. Delegada substituta da DS Osasco/SP. Delegada da DS Ribeirão Preto/SP. Presidente do CEDS/SP (2009-2010 / 2010-2011). Diretora de Comunicação da DEN (2011-2013). Suplente da DEN (2014 a 2016). Secretária de Comunicação da Delegacia Sindical de São Paulo (2014 a 2016). Secretária-Geral AGN 2015 em Curitiba. Secretária-Geral do CEDS/SP (2016-2017). Presidente do CEDS/SP 2017/2018. Secretária de finanças do CEDS SP no período 2018/2019. Delegada adjunta da DS SP desde 2018. Atual presidente do CEDS SP.

É casada, mãe de quatro filhas e 4 netos.

Fernando Jorge Lopes Gonçalves
Secretário-Geral

Fernando Gonçalves é natural do Rio de Janeiro - RJ.  Possui graduação em Comércio Exterior. Foi Servidor Público Estadual antes de ingressar na RFB como Técnico da Receita Federal, entrando em exercício em janeiro de 1993. Trabalhou até 2001 no Porto do Rio de Janeiro, quando solicitou remoção para IRF Rio de Janeiro. Na IRF trabalhou no SEDAD, depois na Pesquisa, em 2010, assumiu a chefia da arrecadação, SECAT/IRF-RJ, até quando se retirou a arrecadação das Aduanas, 2015. A IRF RJ foi transformada em DECEX RJ. Continua na DECEXRJ onde desenvolve várias atividades, sendo a principal a de atender as demandas ligadas à arrecadação e de natureza judicial.

Filiado ao SINDIRECEITA desde 1995, a primeira participação em evento sindical se deu na AGN de Curitiba (2015), quando se aproximou da direção da DS RJ. Só ingressou na estrutura do sindicato em 2016 quando se elegeu, para o triênio 2017/2019, como Delegado Sindical da DS Rio de Janeiro, maior Delegacia de nosso Sindicato, o que se repetiu em 2019, triênio 2020/2022. É candidato único à DS RJ para o triênio 2023/2025. Assumiu a Presidência do CEDS Rio de Janeiro em 2017, exercendo esta função até hoje. Teve participação efetiva nas AGN de Recife (2018) e de Brasília (2021).

É casado e pai de três filhos.

Roque Luiz Wandenkolk
Diretor de Finanças e Administração

 
 

Roque Luiz Wandenkolk  é natural do Rio de Janeiro - RJ. Possui graduação em Direito pela UFRJ e em Economia pela UERJ, além de ter cursado a Escola Naval(EN), posteriormente realizando cursos de pós-graduação/especialização em Gestão Estratégica, Direito Público, Tributário e da Administração Pública, com aperfeiçoamentos em cursos nacionais e internacionais. É mestre em Finanças Públicas, Administração Financeira e Tributária pelo Instituto de Estudios Fiscales - IEF - UNED - Madrid - Espanha. É mestre em Política de Desenvolvimento pela KDI School of Public Policy and Management. É doutorando em Economia e Empresa na Espanha, na Escola Internacional de Doutorado - EIDUNED - Madrid - Espanha.

 
José Carlos Diretor F Adjunto.png

José Carlos Chaves Fernandes
Diretor de Finanças e Administração

José Fernandes  é natural do Rio de Janeiro - RJ. Possui graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Santo André, Graduação em em Direito pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS/IMES), Graduação em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário UNISEB. É Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil desde 1986.

 
Diretor de Assuntos Parlamentares - Hélio Bernardes.png

Hélio Bernades
Diretor de Assuntos Parlamentares

Hélio Bernades é natural de Goiás. Atualmente é Analista Tributário da Receita Federal - exercício no EMA - Equipe de Mercadorias Apreendidas da DRF- Goiânia. Foi Presidente da Fundação Assefaz. Foi Gerente da GEAP em Goiás. 

Foi Secretário de Saúde em Pires do Rio - Go. Foi Assessor Parlamentar do Senado Federal. Foi um dos fundadores do Sindtten hoje Sindireceita, tendo exercido os seguintes cargos: Presidente, Vice-presidente, Diretor de Administração e Finanças, Diretor Parlamentar, Diretor de aposentados e Delegado Sindical de Goiás.

 
JJ Diretor A J .png

João Jacques Silveira Pena
Diretor de Assuntos Jurídicos

João Pena é natural de em Montes Claros - MG. Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Sete Lagoas. MBA em Gestão Contemporânea pela  Fundação Getúlio Vargas. Foi Técnico da Receita Federal/Analista Tributário. Foi Agente da Receita Federal. Enquanto experiência sindical, foi fundador e 1º Delegado da DS Curvelo/Sete Lagoas. Foi Delegado Sindical. Foi presidente do Conselho Estadual de Delegacias Sindicais MG. Foi Secretário Geral da Diretoria Executiva Nacional. Foi Diretor de Assuntos Jurídicos da Diretoria Executiva Nacional.

Carlos Hellan - Diretor Adjunto De Assuntos Jurídicos.png
Francisco Carlos Oliveira Da Cruz -  Dir. De Defesa Profissional.png

Carlos Helande
Diretor Adjunto de Assuntos Jurídicos

Carlos Rodrigues é natural de Aracati - CE. Possui graduação em Direito e especialização em Direito Processual Civil, pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC. É Analista Tributário da Receita Federal do Brasil desde 1993. Foi Diretor-Adjunto de Assuntos Jurídicos do SINDIRECEITA Triênio 2008-2010.

Francisco Carlos Oliveira da Cruz
Diretor de Defesa Profissional

Francisco Cruz é natural de Rio Branco - AC. Possui grau técnico nos cursos de Tecnólogo em Estradas e Topografia e graduação em Matemática, pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Foi efetivado na RF em 1996 e dois anos depois iniciou suas atividades sindicais no Sindireceita. Foi Secretário de Finanças no período de 1998 a 2002. Foi Delegado Sindical no período de 2003 a 2007 Conselho Fiscal Nacional do Sindireceita.  Foi membro titular do  Conselho Fiscal Nacional de 2010 a 2013 e do Conselho se Ética e Disciplina de 2018 a 2021

 
 
Captura de Tela 2022-08-12 às 12.21.33.png
Captura de Tela 2022-08-16 às 17.31.10.png
Paulo Sérgio Ramalho Freitas .png

Jorge Luiz Moreira
Diretor de Estudos Técnicos

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes. Foi Técnico do Tesouro Nacional. Atuou na Superintendência do Patrimônio da União no Paraná – SPU/PR. Foi secretário da DS/Maringá, vindo a ser DS/Adjunto e DS entre os anos de 2002 a 2017, Presidente do CEDS/PR de 2011 a 2013, Suplente da DEN 2011 a 2013, Secretário-Geral da DEN 2014 a 2016, Presidente da XIV AGN em Curitiba em 2015, coordenador do Grupo Carreira de Verdade; instituído pela AGN de Natal. Trabalho Parlamentar no CN nas bandeiras históricas da categoria, super-receita, alteração da nomenclatura do cargo, etc.

Luis Antônio Pereira
Diretor de Assuntos Aduaneiros

Luis Antônio Pereira é natural de Aracati - CE. Possui graduação em Direito e especialização em Direito Processual Civil, pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió - CESMAC. É Analista Tributário da Receita Federal do Brasil desde 1993. Foi Diretor-Adjunto de Assuntos Jurídicos do SINDIRECEITA Triênio 2008-2010.

Paulo Sérgio de Freitas
Diretor de Comunicação

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Ingressou na Receita Federal em fevereiro de 1998 na DRF Belo Horizonte. Foi agente da Receita Federal em Conselheiro Lafaiete – MG entre 2010 e 2012 e em Betim – MG entre 2012 e 2015. Desde 2018 é chefe da Seção da Tecnologia – SATEC, da DRF Belo Horizonte. Foi Presidente da XVI Assembleia Geral Nacional do Sindireceita 2021. Vice Presidente da XV Assembleia Geral Nacional do Sindireceita 2018. Presidente do Conselho de Ética e Disciplina 2009-2010. Membro do CET entre 2008 e 2012. Presidente do Conselho Estadual de Delegacias Sindicais - CEDS MG 2003. Delegado Sindical da DS Belo Horizonte 2003-2004. Delegado Sindical da DS Contagem 2014-2018. Delegado Sindical Adjunto da DS Belo Horizonte 2020-2022.

 
 
 
Milton.png
Captura de Tela 2022-08-11 às 17.05.24.png

Milton Kawatake
Diretor de Tecnologia da Informação

Milton Kawatake é natural de São Paulo. Possui graduação em Ciências Contábeis. Na RF desde 1995, na Delegacia de São Paulo - Centro-Norte, lotado na Equipe Regional de Cobranca de Santo André. No Sindireceita ocupou cargos na diretoria da DS em diversas pastas.

Cida Santos
Diretora de Aposentados e Pensionistas

Cida Santos é Pós-Graduada em Odontologia e Graduada em Nutrição pela Universidade de Brasília - UnB. Atuou como Analista-Tributária da Receita Federal do Brasil por quase 30 anos, aposentando-se em 2019. Filiada ao Sindireceita desde sua fundação, foi Secretária de Assuntos Jurídicos da DS/Brasília-DF; Secretária de Comunicação e Informática da DS/Brasília-DF; e Conselheira Titular do Conselho Fiscal Nacional da Diretoria Executiva Nacional do Sindireceita por dois mandatos consecutivos. Também foi Fiscal de Chapa nas Eleições do Sindireceita de 2019. Enquanto Servidora em atividade atuou nos seguintes órgãos: DRF/Brasília-DF: DIEF e CAC, COANA/UC/SRF, Setor Odontológico da DAMF-DF, COPOL/UC/SRF, Terceiro Conselho de Contribuintes-MF/Chefe do SEPAP, CARF-MF/Secretária da Primeira Câmara da Segunda Seção de Julgamento.

 
 
DIRETOR DE ASSUNTOS PREVIDENCIÁRIOS - Paulo Ribeiro.png

Paulo Ribeiro
Diretor de Assuntos Previdenciários

Possui graduação em Ciências Contábeis. Ingressou no Ministério da Fazenda em 1975 como Contínuo; em 1981 passou para Agente Administrativo. Foi nomeado Técnico da Receita Federal em 1993. Atuou na Malha Pessoa Física, Plantão Fiscal PF, CAC/DRF/Porto Alegre/RS e ChatRFB. Foi Fundador do Sindfaz/RS em 1988. Diretor do Sindfaz/RS por dois mandatos, 1990 a 1993. Presidente do Conselho Estadual do SINDIRECEITA/RS - CEDS/RS, por três mandatos. Delegado eleito pela base nos Congressos/AGN dos ATRFB desde 1999. Secretário-Geral da Mesa da AGN de Recife/2018. Vice-Presidente da Mesa da AGN de Brasília/2021. Delegado Sindical do SINDIRECEITA em Porto Alegre, gestões 1998/2001, 2014/2016, 2017/2019 e 2020/2022.

 
Luis Fernando Ferreira Costa - Dir. De Formacao Sindical.png

Luís Fernando F Costa
Diretor de Formação Sindical

Luís Costa é natural de Brasília - DF. É advogado, contador e pedagôgo. Atuou nos seguintes repartições: Fórum da Comarca de Joaçaba - SC – Conciliador – 2001/2004; FUNOESC/UNOESC – Conselho de Administração/Gestão – 1999/2004; FUNOESC/UNOESC – Conselho Universitário – Conselheiro – 1999/2004; MEDIADOR/CONCILIADOR/ÁRBITRO – Tribunal de Mediação – 2001/5; FUNDAÇÃO ASSEFAZ – Representante Local dos Membros Beneficiários; FUNDAÇÃO ASSEFAZ – Membro Titular do Conselho Fiscal Nacional; COOPERATIVA de CRÉDITO CREDFAZ – Delegado Seccional–SC e Cons. Fiscal; COOPERATIVA de CRÉDITO FEDERALCREDSUL – Conselho Fiscal; OBSERVATÓRIO SOCIAL DE BRASÍLIA – DF – Presidente Conselho Fiscal-2013/17 e Diretor Administrativo e Financeiro; FUNP – DF (Presidente) Federação Fundações Privadas do Distrito Federal 2013-15; CEBRAF – CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUNDAÇÕES – Presidente do Conselho Fiscal MARÇO.2013/MARÇO.2016; MOSAP – Presidente do Conselho Fiscal–2013-16; GEAP – Saúde – Membro do Cons. Administração – Gov Fed/MS ago.16 a nov.17. Atuou também em vários Cursos, Seminários e Congressos (mais de 2.000 horas) relacionados com os Cursos de Graduação e de MBA/Pós Graduação e com as diversas funções e atribuições exercidas ao longo da Carreira Profissional e Acadêmica.

 
 
Logo Oficial Reconstrução_edited.png

Alexandre Barros da Costa
Primeiro Suplente

Doutorando em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Especialização em Relações Internacionais (UNILA). Especialização em Direito Tributário e Aduaneiro (PUC/MG). Especialização em Direito do Trabalho e Previdenciário (PUC/MG). Graduação em Ciências Econômicas (UFPR). Principais temas de pesquisas: Política Econômica, Gestão Pública, Antitruste e Relações Brasil-Paraguai. É Analista Tributário da Receita Federal. Atua na Coordenação Geral de Análise Antitruste 2 (CGAA 2) do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Captura de Tela 2022-08-17 às 06.05.31.png

Sérgio Fonseca Lima
Segundo Suplente

 
João Batista da Silva .png

Possui graduação em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas. Especialista em Ciências de Dados pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Na DS de  Campinas SP, foi Secretário Geral e Delegado Sindical Adjunto. Na DS Cuiabá MT é – até o momento – Secretário de Comunicação. No Conselho Estadual de Delegacias Sindicais SP foi,  Assessor de Assuntos Parlamentares e Primeiro Suplente.
 

João Batista da Silva
Terceiro Suplente

 

João Batista da Silva é natural de Goiás. Possui graduação em Direito pela PUC-GO.  É Analista Tributário aposentado na RF em Goiás,  (1986-2019). Foi Delegado Sindical pela DS/GOIÁS por 12 anos. Foi Vereador no período de 2013 a 2016. Foi Conselheiro da ASSEFAZ. Foi Conselheiro da GEAP. Foi Membro da Mesa Nacional de Negociação Permanente. Participou, nos últimos 25 anos, de inúmeros Trabalhos Parlamentares junto ao Congresso Nacional.

 
Bruno Zamper - 4 Suplente.png

Bruno Zampieri
Quarto Suplente

Manoelina.png

Bruno Zampieri é natural de Vitória - ES. Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Vila Velha. Analista Tributário da Receita Federal do Brasil. Ocupou o cargo de Delegado Sindical da Delegacia Sindical de Vitória - ES, por quatro períodos, sendo Delegado Adjunto em outro mandato. Secretário Geral do CNRE por três períodos.

Responsável, junto a DEN, pelo planejamento, organização e execução do CONBATTEN (hoje congresso dos ATRF) no Espírito Santo ocorrido em Nov/ 2006.

Manoelina de Jesus
Quinta Suplente

 
Marcia.png

Manoelina de Jesus é natural de São Romão - MG. Possui graduação em História e Design de Interiores. Foi Membro do Conselho Fiscal da DS/Brasília. Trabalhou na Coordenação do Sistema de  Tributação até aposentadoria, em 2009.. Foi Delegada Adjunta da DS Brasília.

Márcia Regina Martins Ferreira
Sexta Suplente

 

Márcia Ferreira é natural de Maringá - PR. Possui graduação em Direito pela Universidade Estadual de Maringá – PR. Foi - Delegada Sindical da DS/Maringá -1999 a 2005 – 2016 a 2017; Secretária – DS/Maringá – 2010 a 2014; Delegada Adjunta – DS/Maringá – 2006 a 2009 - 2015 a 2016.